"A fábula da borboleta azul" (Por Vlad Rocha)
"Era uma vez, há muito tempo atrás uma linda borboleta azul. Possuía amplas e perfeitas asas azuis, e podia voar mais alto que todas as outras borboletas de sua floresta. Era uma borboleta feliz.
Um belo dia, a borboleta encontrou um marimbondo. O marimbondo, com todas as suas características tradicionais...carrancudo, taciturno e zangado. Mesmo assim a borboleta se interessou pelo marimbondo e teimava em querer conhecer a casa dele. O marimbondo não gostou muito da idéia, mas deixou a borboleta, num belo dia, entrar em sua casa como convidada. Ofereceu um grande banquete. Como a borboleta era grande e bela, ela teve de recolher suas asas pra entrar na casa dele. E ela, incrivelmente, adorou tudo. Se esbaldou com o banquete e no dia seguinte queria mais.
Então o marimbondo a convidou novamente, e ela foi. Mais uma vez adorou. Porém, a casa do marimbondo não comportava a borboleta, bela e feliz. Ela cada vez estava com as asas mais apertadas e amassadas de tanto entrar na casa. E os marimbondos da casa cansaram dela. Era muito apertada, e eles precisavam do espaço. Sempre que a borboleta aparecia tinha festa, mas em determinado momento os marimbondos se sentiram incomodados em recebê-la.
Então um dia a borboleta apareceu na casa dos marimbondos, que não a deixaram entrar. Ela já estava com suas asas muito amassadas e não conseguia nem voar direito. E ela ficou muito triste por não poder visitar os marimbondos. Votlou no dia seguinte... e nada de deixarem ela entrar. Ela voltava andando pra sua casa pois ela nem fazia mais questão de abrir as asas. Tentava deixá-las cada vez mais fechada pra ver se os marimbondos percebiam que a asa não ia atrapalhar. E nada. Os marimbondos não deixavam mais ela entrar. E a borboleta seguia sua vida de forma tristonha, pensando que só queria estar na casa dos marimbondos pra se divertir e ser feliz com eles. Ela já havia esquecido que era uma borboleta.
Num belo dia então, a borboleta olhou para o céu, e viu uma flor bem no alto de uma árvore. Tentou voar para alcançá-la, mas não conseguiu nem sair do chão direito. Outra vez...e nada. Então a borboleta pensou muito e chorou muito. Queria novamente chegar à flor. Foi quando ela percebeu que enquanto estivesse tentando se esforçar pra entrar na casa dos marimbondos, ela não alcançaria a flor.
O que fez a borboleta então? Lembrou-se dos bons momentos e da feliz época que ela podia chegar às flores mais altas das árvores. Então ela quis mudar. Resolveu esquecer dos marimbondos para sua asa voltar a ser como era antes.
Algum tempo se passou e a borboleta a cada dia que tentava chegar na flor, ela chegava mais perto. Até que ele conseguiu. E lá de cima ela pôde observar, de longe... lá perto do chão, a casa dos marimbondos. Pequena, fria e apertada. E então ela decidiu que nunca mais trocaria suas flores, suas belas asas e seu vôo alto por um espaço apertado qualquer. "