No blog do
Renato está rolando uma discussão sobre suicídio. Ia comentar por lá mas achei mais adequado colocar um post aqui e falar tudo o que eu acho a respeito disso. Até mesmo porque houve um caso próximo de mim bem recentemente.
Na minha modesta opinião nós nascemos com o intuito de aprender alguma coisa. Durante o decorrer de nossa vida podemos ter alguma idéia do que devemos buscar aqui no mundo material mas muitas vezes este objetivo pode passar despercebido. Só que tem aquela velha história... sem "sofrimento" e "problemas" não há crescimento. Então a vida nos coloca uma série de provações para justamente as enfrentarmos e buscar aprender alguma coisa com elas. Acho que aquela coisa bem do filme "feitiço do tempo" (que na minha opinião é sensacional e uma bela descrição da teoria da reencarnação mas não quero discutir isto.
Como bem disse Gregg Graffin do Bad Religion em "Pity the dead": Is there anyone who lives a painless life? If there is show me so.
Eu sou do tipo de reclamar várias vezes da vida e (pasmem) eu já até cheguei a cogitar, recentemente inclusive, a estúpida idéia do suicídio. Ainda bem que passou rápido, claro!!
Pensando sob o ponto de vista de pessoas cuja vida são realmente um martírio e parece que nada de bom as acontece entramos na discussão dos nossos objetivos. E é justamente quando estamos sem definir os nossos é que idéias como estas aparecem por nossa cabeça. Quem nunca pensou em largar tudo?? Eu ultimamente ando bem em dúvida em relação a meus objetivos de vida e idéias de "escapismo" sempre me passam pela cabeça. Porém, sou mais da linha do Merlin (que sempre cito neste blog, hehe) que cansou de tudo e foi viver na floresta a conversar com os animaizinhos.
Dentro de minha concepção e minhas crenças, o suicídio não adianta nada pois significa que fugimos ao que devíamos vir aprender e acumulamos uma dose de karma a mais para uma futura existência. Exemplifico:
Imaginem que meu "objetivo de vida" é aprender a não se deixar levar por opiniões alheias. Então durante toda nossa vida passaremos por situações que nos farão enfrentar justamente esta questão. E de que adianta fugir delas? Continuaremos não aprendendo nada... e enquanto não conseguirmos "evoluir" neste quesito nunca passaremos à próxima fase. É meus amigos... a vida é um Super Mario Bros e a cada fase temos de enfrentar o Bowser pra salvar a Princesa!! Se vc não for lá enfrentar o bichão, não adianta voltar pra trás porque estaremos sempre parados no mesmo lugar. Se vc se jogar no mar de lava vc começa a fase de novo, até matar aquela tartaruga gigante que solta bolas de fogo, não??
Enfim, essa é só minha opinião e é uma teoria até minimalista, mas acredito nela e isso me faz seguir em frente. Só quis compartilhar meu ponto de vista com vcs...